Mariliza Baptista

“Mas e se as coisas não saírem como eu espero?” – ‘Fracassando’ com gosto

Vocês já devem ter ouvido e/ou aprendido ao longo da vida que o caminho para o sucesso é o controle de tudo e de todas as coisas, inclusive aquilo que você pensa ou sente. Acredito que até você tenha conseguido realmente permanecer no controle por um tempo e isso tenha validado esse comportamento. No entanto, em algum momento da sua vida, você entrou em contato e experimentou situações que deram de frente com a sua regra; situações que pareciam que você não tinha controle, que não estavam mantidas nas suas rédeas. Até agora, o controle tinha dado certo! E a partir dessa ruptura, você é inundada por um misto de pensamentos de autocobrança, autocrítica e autojulgamento. Dessa forma, você tenta a todo custo ser a “Sra. Perfeita”, ou seja, manter as rédeas da vida na sua mão, pois foi assim que você aprendeu que as coisas funcionam.

Nesse momento, é de suma importância que as pessoas coloquem em prática um processo muito importante que se chama AUTOCOMPAIXÃO, que envolve reconhecer de forma clara o sofrimento ou as situações que lhe são desagradáveis, identificando que isso faz parte do seu processo de desenvolvimento e existência enquanto ser humano. Que pode ser imperfeito, cometer falhas e equívocos.

É um processo que te leva a reconhecer e aceitar suas fragilidades e a partir disso, fazer com que você aprecie e entre em contato com uma vida que valha a pena ser vivida.

Portanto, te convido a se abraçar, de verdade mesmo. O abraço é uma forma de autocuidado e de demonstrar bondade, acolhimento e respeito. Assim, você pode entender que não é tão difícil ser gentil consigo mesmo.

_______

🦋Psicóloga Mariliza Rós Baptista

🔖CRP 04/44186

☎️(35)99919-9766

Share Article

Talvez você também goste

Empatia

Precisamos falar de: EMPATIA

Diante das situações cotidianas, temos a habilidade de identificar emoções emitidas pelas pessoas com as quais convivemos e, dependendo de qual emoção for essa, podemos

#saudemental #psicologia