Mariliza Baptista

A imagem corporal e a influência do padrão estético na saúde mental

Vivemos em uma sociedade na qual a cultura influencia diretamente na construção de um “corpo perfeito” tanto para homens, mas, principalmente, para mulheres, que se encontram em constante preocupação e busca pela estética do corpo. Nos últimos tempos, as pessoas passaram a se escravizar pela beleza a qualquer custo, sendo mais difícil para aqueles que não se emolduram nas exigências impostas pela mídia e a indústria da beleza.

A construção da autoimagem corporal é feita paralelamente ao desenvolvimento da autoestima e ambas estão profundamente conectadas, visto que quanto mais positivamente nos avaliamos e somos avaliados, melhor será nossa autoestima. O desenvolvimento de ambas é realizado desde a infância pelas nossas referências: pais, professores, amigos, entre outros relacionamentos.

É importante lembrar que o corpo é nossa principal fonte de energia e saúde. Amar-se e respeitar-se é a forma mais profunda e pura de agradecer pela sua própria companhia. É através do corpo que nos apresentamos ao mundo e ocupamos um espaço nele. Não precisamos nos encaixar em padrões estabelecidos para sermos especiais e únicas.

Você já agradeceu pelo seu corpo hoje? Se não, não perca a oportunidade e a coragem de se apresentar ao mundo do jeito que você: linda, forte e única!

Share Article

Talvez você também goste

#saudemental #psicologia